Conselhos Úteis

Como escovar os dentes

 

Uma escovagem adequada deve durar no mínimo dois minutos. Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentre-se na limpeza de cada sector da boca da seguinte maneira:



  • Escove as superfícies voltadas para as bochechas dos dentes superiores e, depois, dos dentes inferiores;
  • Escove a superfície interna dos dentes superiores e, depois, dos dentes inferiores;
  • Em seguida, escove as superfícies de mastigação;
  • Para ter um hálito fresco, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

 









  1. Segure a escova num ângulo de 45º e escove com movimentos que vão da gengiva para a ponta dos dentes;
  2. Com suaves movimentos circulares, escove a face voltada para a bochecha e a face interna dos dentes, e a superfície usada para mastigar;
  3. Com movimentos suaves, escove também a língua para remover bactérias e tornar o hálito fresco.

Como usar o Fio Dentário

O uso correto do fio dentário remove a placa bacteriana e os alimentos dos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente - sob a gengiva e entre os dentes. Como a acumulação de placa bacteriana pode originar cáries e gengivite, a utilização do fio dentário torna-se altamente recomendável.



  • Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
  • Segurando o fio dentário entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
  • Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou magoar o tecido gengival.
  • Utilize uma parte nova do pedaço de fio dentário para cada dente a ser limpo.
  • Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

 

  1. Use aproximadamente 40 centímetros de fio, deixando um pedaço livre entre os dentes;
  2. Siga com cuidado as curvas dos dentes;
  3. Assegure-se de limpar para além da margem da gengiva, mas não force demasiado o fio contra a gengiva.

Truques para manter os seus dentes saudáveis

A cada 3 meses
e para não esquecer:
Nova estação, nova escova na mão
No Outono, no Inverno, na Primavera e Verão.

Técnica 2x2x2

2 vezes por dia;

2 minutos de escovagem;

2 horas sem comer a seguir à escovagem e às refeições principais.

Instrumentos a usar na Escovagem

Fio Dentário;

Escovilhão;

Escova (eléctrica ou não)

 


 

 

Quando erupcionam os primeiros dentes?

A erupção dos dentes pode causar algum incómodo e sintomas como aumento da salivação, ansiedade, perda de apetite, ou dificuldade em dormir, são usuais. O seu dentista pode dar-lhe algumas sugestões de como aliviar a situação. Alguns recém-nascidos podem nascer com dentes (dentes natais) ou erupcionarem durante o primeiro mês de vida (dentes neonatais). Normalmente o primeiros dentes de leite erupcionam entre os 6-8 meses de idade e até aos 2,5-3 anos de idade 20 dentes temporários devem aparecer na boca da criança, embora se possa considerar completamente normal ligeiras variações individuais.

Devem tratar-se os Dentes de Leite?

Sim. Os dentes temporários podem ser afectados por cárie tal como os definitivos. As características próprias dos primeiros dentes fazem com que, uma vez que se inicia a cárie dentária, esta avance rapidamente e afete o tecido nervoso do dente mais depressa que nos definitivos. Evitar a dor produzida pela cárie já é razão suficiente para conservar a saúde dos dentes e, além disso, há que recordar que a cárie é um processo infeccioso e pode afectar a formação dos dentes permanentes, bem como a saúde em geral.

Quando se devem iniciar os cuidados de Saúde Oral Infantil?

​Devem iniciar-se com conselhos pré-natais aos futuros pais sobre a importância de manter uma boa saúde oral. Os cuidados de saúde oral infantil devem ser vistos como a base para uma educação preventiva que proporcione as condições normais para um óptimo crescimento, desenvolvimento e funcionamento. Mesmo antes da erupção dos dentes, devem limpar-se as gengivas do bebé com uma gaze humedecida com água, pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente à noite, bem como estabelecer hábitos correctos de alimentação.

O que fazer em caso de Traumatismo Dentário?

Porque sangram as gengivas?

O sinal que mais precocemente nos avisa da existência de problemas na gengiva é a ocorrência de sangramento gengival espontâneo ou após a escovagem. Uma gengiva que sangra pode apresentar uma gengivite (forma menos grave) ou uma periodontite (forma mais grave). Em casos particulares, como quando associado à toma de certos medicamentos ou em certas doenças, pode haver uma maior tendência ao sangramento gengival. 



Deve dirigir-se ao seu médico dentista para que lhe seja feita uma consulta de diagnóstico, de forma a saber correctamente como tratar a situação que apresenta.