Acupunctura - Medicina Chinesa

A Acupunctura é uma das partes do todo da Medicina Chinesa, sendo uma das disciplinas mais importantes desta Medicina. Trata-se de uma técnica medicinal que consiste na colocação de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo com o fim de melhorar o estado de saúde.
A Acupunctura trata doenças diagnosticadas segundo as regras da Medicina Chinesa e usa-se a par de outras técnicas, como a Fitoterapia, a técnica manual de estimulação de pontos e canais energéticos (Tui Na), a Ginástica Energética (Qi Gong), a Moxibustão (o uso de um charuto de planta medicinal para aquecer os mesmos pontos que se usam com as agulhas), as ventosas (espécie de pequenos copos que são usados para fazer o efeito de sucção sobre os mesmo pontos da Acupunctura).

 

A Medicina Chinesa tem como âmbito de acção a totalidade das doenças que podem surgir ao longo das várias etapas da vida: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade.

 

Podemos salientar as que aparecem com mais frequência à consulta:

 

Patologias que causam dor como dores nas costas (cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, sacralgias); Dor articular (artralgias); Dor muscular; Dor reumática; Dor resultante de tendinites; Enxaquecas; Dor Pós-operatória, entre outras;

 

Problemas do Foro Psicológico como a Depressão; Stress; Ansiedade; Esgotamento psicológico; Anorexia; Insónia; Psicoses e Fobias;

 

Patologias associadas a doenças Neurológicas como a Diabetes; Asma; Infecções de repetição; Sequelas de AVC; Problemas menstruais; Fobromiomas; Infertilidade; Atraso de crescimento/desenvolvimento.